















O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) descartou, nesta quinta-feira (25), a ocorrência de um ciclone bomba no Brasil nos próximos dias.
Segundo informou à Agência Brasil o meteorologista William Fialho, do Inmet, o país vai experimentar a entrada de uma nova massa de ar frio de origem polar que chegará à Região Sul no domingo próximo (28).
“Essa massa de origem polar pode estar despencando as temperaturas, começando pela Região Sul.
E, à medida que o sistema vai avançando, ela vai subindo mais um pouco.
Mas não tem a ver com um ciclone bomba.
Isso não se confirma nos prognósticos para os próximos dias”, reiterou.
O meteorologista afirmou que, já nesta sexta-feira (26), são esperadas temperaturas muito baixas no Sul do país, próximas de zero grau e até -1°C ou -2°C, principalmente nas serras catarinense e paranaense.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Já à medida em que a semana for avançando, as mínimas subirão.
No sábado, deverão ficar em torno de 3°, 4° e 5°C.
No domingo, o cenário muda, com as mínimas na casa dos 9°C, 10°C, 12°C, disse Fialho.
Ele compara que o frio será menos intenso do que as temperaturas atuais na região.
“São dois episódios parecidos: o que está em curso e aquele que está por chegar.
Só que em termos de temperaturas mínimas, vai ser menos intenso do que está acontecendo agora.
A temperatura vai baixar, mas não ficará tão fria, principalmente na Região Sul, como a gente está presenciando agora”.
Fialho disse o Norte, Nordeste e boa parte do Centro-Oeste não sentirão os impactos da frente fria.
Por outro lado, além do Sul, sentirão a redução das temperaturas parte de São Paulo e do Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais.