Os locais de aplicação das provas do concurso público do Ministério Público da União (MPU) no próximo domingo (4) já podem ser consultados no endereço eletrônico da Fundação Getulio Vargas (FGV), a banca examinadora do certame, com o Cadastro de Pessoa FÃsica (CPF) do candidato.
O comprovante de inscrição e/ou do pagamento da taxa de inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado nos locais de realização das provas ou quando solicitado.
As provas objetiva e discursiva para os cargos/especialidades de analista e técnico do MPU serão realizadas em todas as capitais do paÃs neste domingo.
Pela manhã, de 8h à s 12h30, no horário oficial de BrasÃlia, será a vez dos candidatos aos cargos de analista.
Os candidatos das vagas de técnicos terão as provas aplicadas de 15h à s 19h30, também no horário de BrasÃlia.
Os portões de todas as unidades de aplicação serão fechados 30 minutos antes do inÃcio das provas, ou seja, à s 7h30 no turno da manhã e à s 14h30 no turno da tarde.
A FGV avisa, no edital do concurso, que é de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta do local onde fará as provas e o comparecimento no horário determinado.
Não será permitida a entrada de candidato após o fechamento dos portões.
O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente; documento de identidade original; e o comprovante de inscrição.
Serão considerados documentos de identidade:
·        carteiras expedidas pelas secretarias de segurança pública, institutos de identificação, comandos militares, corpos de bombeiros militares;
·        Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
·        carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercÃcio profissional (ordens, conselhos etc.);
·        carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade;
·        passaporte brasileiro;
·        certificado de reservista;
·        carteira de trabalho.
Somente serão aceitos documentos originais e com foto.
Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, tÃtulos eleitorais, carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, identidade infantil, nem documentos ilegÃveis, não identificáveis e/ou danificados.
Também não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do documento.
Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar o documento de identidade original por perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido, no máximo, 30 dias antes.
O candidato será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.
A FGV recomenda que o candidato não leve nenhum dos seguintes objetos para sala onde fará as provas, sob pena de ser eliminado do concurso:
·        aparelhos eletrônicos: celulares, tablets, relógios, fones de ouvido, calculadoras;
·        materiais de escrita: lápis, lapiseira, borracha, marca-texto;
·        acessórios: chapéus, bonés, gorros, óculos escuros, protetor auricular;
·        recipientes não transparentes: garrafas de água, embalagens de alimentos;
·        armas brancas: facas, tesouras, canivetes.
Caso os candidatos portem algum destes objetivos, ao ingressar na sala de aplicação de provas, deverão recolher todos os equipamentos eletrônicos e/ou materiais não permitidos em envelope porta-objetos não reutilizável, fornecido pelo fiscal de aplicação.
Esse envelope deverá permanecer lacrado durante toda a realização das provas e somente poderá ser aberto após o candidato deixar o local de provas.
No domingo, os candidatos serão submetidos, durante o concurso, ao sistema de detecção de metais quando ingressarem ou saÃrem das salas de aplicação das provas e dos sanitários.
Em caso de ser constatado, a qualquer tempo, que o candidato usou objetos ou processos ilÃcitos, suas provas serão anuladas e o candidato será eliminado do processo seletivo.
O concurso do Ministério Público da União disponibiliza 172 vagas para os cargos de técnico e analista, observado o prazo de validade de 2 anos do certame.
Do total de vagas, 10% serão reservadas para candidatos indÃgenas, quilombolas, ciganos e de povos/comunidades tradicionais.
E para os candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) serão reservados 20% das vagas.
A remuneração inicial para o cargo de técnico é de R$ 8.529,65 e a de analista é de R$13.994,78, sendo a jornada de trabalho de 40 horas semanais para ambos os casos.
De acordo com o edital do concurso, os candidatos aprovados e classificados no concurso poderão ser nomeados em qualquer unidade (procuradoria, promotoria ou escritório de representação) do MPU dentro da unidade federativa de vaga para a qual concorrem.
Informações sobre o concurso público para o Ministério Público da União podem ser obtidas pelo telefone 0800 2834628 e pelo e-mail concursompu2025@fgv.br .